Terramote 351 - Logo

Terramote 351 - Logo

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Visita Eco-Social de Janeiro, BAC - Circuito Bairro das Artes, 18 de Janeiro



Porto de Encontros – BAC - Circuito Bairro das Artes
Visita Eco-Social de Janeiro guiada pelo projecto Porto de Encontros – Reflexão e Visitas Eco-Sociais em parceira com a Terra na Boca – Associação Cultural, e inserida no projecto “Bairro das Artes”
Dia 18 de Janeiro (português e/ou Inglês)
(duração aproximada: 2h30)


Visitas eco-sociais

Uma cidade (ou uma região, ou um país) é muito mais do que um conjunto “estilizado” de imagens ou “postais turísticos”.
É toda uma história, toda uma essência, todo um respirar que se pressente em cada recanto, em cada rosto, em cada esquina.
Muito mais do que uma mera visão convencional e convencionada, quantas e quantas vezes estereotipada, do que é o Porto … “Porto de Encontros” pretende dar a conhecer e vivenciar, e sentir e cheirar, a cidade em várias das suas múltiplas dimensões: cultural, social e ecológica.
O principal objectivo das visitas eco-sociais é o de dar a conhecer o Porto, ou “os vários Portos” que o Porto é, em toda a sua profundidade, realidade e essência. Sem o filtro do “turismo convencional” ou das “imagens de fachada”.
O Porto para além das fachadas, para além dos postais, para além dos “lugares comuns” … é o Porto de todos os segredos, mistérios e encontros.


Visita Eco-Sociais – funcionamento

As Visitas eco-sociais funcionam de forma informal, familiar e não são uma visita turística no sentido convencional do termo. São visitas com um grau de proximidade muito elevado e em que muito mais do que uma visita turística o que ocorre é uma partilha de experiências e reflexão em conjunto. Uma partilha de experiências, conhecimentos e visões sobre a cidade do Porto e todas as suas complexidades. Várias questões e assuntos ligadas à história e à actualidade da cidade serão abordados de um ponto de vista eco-social no sentido de pensar e (re)pensar a cidade, o seu espaço, a sua essência, a sua componente humana.

Visita Eco-Social agendada para Janeiro no âmbito do Projecto “Bairro das Artes”, promovido pela Associação Cultural Terra na Boca:

Dia 18 de Janeiro, 6ªfeira, às 10h15 (em português e/ou em inglês)
data limite de inscrição: 17 de Janeiro, 5ªfeira

Nota: Em função da disponibilidade do dinamizador, é possível combinar outras datas para a realização de visitas.

Circuíto do Bairro das Artes, Romântico e Massarelos
Quase todos sabem que o Palácio de Cristal é uma das referências principais na cidade do Porto. O “Bairro das Artes”, por sua vez, é um bairro ligado a um novo movimento de reabilitação e dinamização urbana marcado pelas novas tendências, movimentos e expressões artísticas. O que possivelmente poucos saberão são “os segredos” que se escondem a escassos passos deste novo centro de dinamismo urbano. Desvendar o passado, percorrer o presente e sonhar o futuro são as propostas contidas nesta caminhada por alguns dos tesouros escondidos ou esquecidos da cidade do Porto. Velhas quintas rurais, hortas urbanas, panorâmicas sublimes do Porto … tudo isso bem perto de um dos centros mais movimentados da cidade Invicta. 

Visita Eco-Social – dados informativos

Ponto de Encontro: Em frente ao Quintal BioShop, na Rua do Rosário
Grau de dificuldade: Acessível
Duração do percurso: Aproximadamente 2h30
Logística: Levar roupa confortável e adaptada às circunstâncias climatéricas do próprio dia.
Contribuição: 5 portos - individual
4 portos - a partir de 3 ou mais participantes ou aderentes do Bairro das Artes
Inscrições: Máximo 12 participantes (será uma actividade com um número reduzido de participantes) e as vagas serão reservadas às primeiras inscrições efectuadas “com a respectiva confirmação”

Modo de Inscrição:
Envio dos dados de inscrição para o e mail:
portodeencontros@gmail.com

e através da transferência “de confirmação” do montante de contribuição para o nib:
0036 0295 99100032750 77 (Montepio Geral) (*)(**)
com o envio do respectivo comprovativo para:
portodeencontros@gmail.com

(*) no caso de não realização da visita eco-social o valor de “sinalização” será integralmente devolvido, sendo para esse efeito útil a indicação do nib remetente
(**) no caso de desistência do participante o valor só será devolvido quando esta for comunicada com pelos menos 24h de antecedência em relação à data limite de inscrição

Organização: Porto de Encontros e Terra na Boca  

Nota: O projecto Porto de Encontros é um projecto com um carácter bastante informal e pessoal, e encontra-se ainda em definição, pelo que a actividade não se encontra coberta por qualquer tipo de seguro, sendo a responsabilidade por qualquer acidente da inteira responsabilidade dos participantes ou, dependendo da perspectiva, do próprio destino,  ;O)
A contribuição destina-se a suportar diversos custos organizativos e a apoiar o desenvolvimento do projecto Porto de Encontros – Reflexão e Visitas Eco-Sociais.

– Mais informações

Porto de Encontros - Pedro Jorge Pereira
(+351) 93 4476236


 

Sem comentários:

Enviar um comentário