Terramote 351 - Logo

Terramote 351 - Logo

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Rua da Fontinha e Es. Col. A.

Uma das zonas mais características e peculiares da cidade (um dos tesouros tripeiros ainda de certa forma “escondidos”) é a zona do Musas/Fontinha.

Uma zona certamente relevante numa perspectiva da história industrial da cidade onde aí existem ainda vestígios intactos e “vivos” dos bairrros operários do início da revolução industrial no Porto.

Por outro lado, é uma zona, como é tão tristemente comum na cidade, de certa forma envelhecida e com vários edifícios em estado de degradação avançada.

Simultaneamente tem surgido um movimento, essencialmente dinamizado por vários jovens, e vários projectos de dinamização e intervenção social e cultural.

O projecto da E.Col.A é um dos mais recentes e admiráveis. Aquilo que deveria ser um projecto de louvar, apoiar e elogiar viu-se abruptamente interrompido pela intervenção prepotente, autoritária e diria até praticamente fascista dos responsáveis da Câmara Municipal do Porto que estão, certamente, mais interessados em corridas de automóveis e festins de massas para entreter o povinho do que em projectos realmente inspiradores de intervenção e dinamização social. Ainda para mais quando são projectos dos quais não podem colher nenhuns louros (os únicos que tinham eram o de ter deixado no mais pleno abandono o espaço que agora decidiram “emparedar” de forma a não poder ser utilizado)

Assim se faz a política pela cidade do Porto, que no essencial acaba por ser a principal prejudicada com estas politicas populistas e prepotentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário