Para quem se sente apaixonado pela história, assim como pelo estudo e reconhecimento das nossas raízes, em particular do nosso património rural, o Museu Municipal de Arouca é um local capaz de nos fazer sentir profundamente felizes.
Centrado naturalmente no território de Arouca, permite-nos fazer uma viagem por alguns dos períodos mais marcantes da nossa histórica enquanto país e, até muito antes disso, enquanto território.
Para além disso possui um acervo verdadeiramente fascinante relativo às práticas, conhecimentos e tradições do nosso povo, nomeadamente do povo habituado à vida árdua e exigente da montanha. Ainda assim repleta de sabedoria, tradições e em geral de um profundo respeito pela Natureza à qual se encontravam intrínsecamente ligados.
E o que é um povo sem conhecimento da sua história e raízes? É talvez um povo à deriva nas modas e marés desta globalização “standart”.
Para quem adora a floresta e a montanha, oferece-nos também diversos elementos informativos muito importantes que nos permitem conhecer de forma mais profunda as dinâmicas e história associadas a essas questões. Em particular no que ao tema da “Floresta” diz respeito (quando visitei estava patente uma exposição muito interessante sobre as Campanhas de Florestação do Estado Novo que constituíram inicialmente um sério revés para o sistema de gestão comunitário dos baldios)
Mas muito mais do que grandes descrições, a principal “nota” que posso deixar é a do quanto enriquecedor se revela o tempo dispendido numa visita ao Museu Muncipal de Arouca e, além do mais, porque não fazer dessa visita um excelente ponto de partida para explorar mais a fundo o território tão particular e mágico da Serra da Freita?
Mais informações em: https://www.cm-arouca.pt/municipio/equipamentos/museu-municipal/
“O Museu Municipal de Arouca foi simbolicamente inaugurado no Dia Internacional dos Museus, em 2008, e procura preservar as memórias e tradições de um povo marcadamente rural, mas também dar nota do vasto património arqueológico e geológico e, ainda, da biodiversidade do nosso concelho.
Situado próximo de uma das entradas na vila, tem um espaço dedicado à exposição permanente e, em simultâneo, tem um espaço de exposições temporárias.
Em suma, o Museu Municipal é um espaço onde se pode conhecer mais profundamente Arouca e o percurso das suas gentes num espaço vivo que aguarda a sua visita.”
Pedro J. Pereira – Slow Motion Tours
#turismoalternativo #alternativetourism #turismoecossocial #ecossocialtourism #museus #museusdeportugal #cultura #culturaemportugal #históriadeportugal #geografiadeportugal #espaçosmuseológicos #espaçosmuseológicosportugal
#arouca #museumunicipaldearouca #serradafreita #distritodeaveiro #portugalrural #montanha #mountains