Terramote 351 - Logo

Terramote 351 - Logo

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

“Circuíto Ecologia e História, um modo de transformar a cidade" – O Porto do Romântico, o Porto dos Judeus e outros segredos esquecidos, Dia 22 de Setembro de 2013, Domingo, às 10h15

Circuíto Ecologia e História, um modo de transformar a cidade" – O Porto do Romântico, o Porto dos Judeus e outros segredos esquecidos
Circuito Eco-Social dinamizado pelo Espaço Marabô e ProjectoTerramote351
Dia 22 de Setembro de 2013, Domingo, às 10h15
(duração aproximada: 2h30)

Espaço Marabô
Situada na cidade do Porto, a Marabô – Formações & Eventos Culturais surge para dar a conhecer às pessoas, de um modo simples e inovador, aquilo que as rodeia.
Reinventando o conceito de formação e com uma “mãozinha” da Psicologia, na Marabô terá a oportunidade de se encontrar consigo mesmo e de entender melhor os passos que deu para chegar onde está.
Não esquecendo a História, será possível participar em caminhadas e conferências sobre diferentes temas, sendo um deles a histórica e “esquecida” cidade do Porto – será possível vê-la como nunca a viu? Venha connosco e surpreenda-se!
Mais e mais novidades surgirão, mas sempre com o mesmo comprometimento: proteger aquilo que mais parece ter caído no esquecimento – o Homem e as suas criações.

Terramote351 – Desenvolvimento, Formação e Turismo Eco-social
Terramote351 é um projecto pioneiro, oriundo do Porto, e começou a dar os seus primeiros passos como Porto de Encontros – Visitas Eco-Sociais.
Nesta sua vertente dinamiza actividades para o desenvolvimento dos princípios e valores do Turismo Eco-Social:


Funciona através da dinamização e apoio a actividades e projectos de intervenção, sempre através da componente de sensibilização/formação para a(s) realidade(s) local/locais e através da realização de Circuitos Eco-Sociais com relevância histórica, cultural e, predominantemente, Eco-Social.

Terramote351 – Circuítos Eco-Sociais
Os CES - Circuitos Eco-Sociais possuem um carácter histórico, nomeadamente com o intuito de valorização do património local (sinalizando, por exemplo, situações de degradação) mas sobretudo uma vertente “crítica” em termos sociais, culturais e ecológicos. Uma vertente crítica no sentido de “convidar” todas as pessoas, partindo naturalmente das comunidades locais, a pensar e sonhar uma cidade e sociedade melhor para tod@s. Uma comunidade local onde prevaleça o equilíbrio ecológico, a justiça social e o desenvolvimento humano e cultural, com uma forte valorização do património e cultura local tradicional. Uma comunidade local onde exista também uma utilização, valorização e protecção do Espaço Público.

Eco-Socio Circuito” guiado por...
Ernesto Vaz Ribeiro
Profundo conhecedor e apaixonado da história e presente da cidade e cultura do Porto, autor da obra Porto de Encontros.

Pedro Jorge Pereira
Pedro Jorge Pereira é Formador e Activista Eco-Social. Tem vindo a desenvolver um trabalho sistemático de estudo, observação e intervenção, através de diversos projectos, na cidade do Porto. Tem vindo a estar ligado a diversos Movimentos de indole cívico, sobretudo ambiental, e social. Para além do aspecto lúdico e cultural uma das vertentes primordiais presentes nos Circuitos Eco-Sociais é a da sensibilização e valorização do nosso Património Histórico (de índole material mas também imaterial).

Circuíto Ecologia e História, um modo de transformar a cidade" – O Porto do Romântico, o Porto dos Judeus e outros segredos esquecidos
Quase tod@s conhecem o Palácio de Cristal como uma das principais referências da cidade do Porto. O que possivelmente poucos saberão são “os segredos” que se escondem a escassos passos deste local emblemático das história e identidade da cidade Invicta. Desvendar o passado, percorrer o presente e sonhar o futuro são as propostas contidas nesta caminhada por alguns dos tesouros escondidos ou esquecidos da cidade do Porto. Velhas quintas rurais, hortas urbanas, panorâmicas sublimes do Porto … tudo isso bem perto de um dos centros mais movimentados da cidade Invicta.
Mas é também, discutir a cidade nos seus aspectos de degradação e requalificação, associando-lhe o conteúdo histórico, explicando, para além das novas componentes ecológicas e urbanísticas, o significado do passado que o homem decidiu preservar.
Se uma requalificação valoriza o Património, a preservação dos edifícios e locais históricos valoriza a nossa componente humana, quase milenar.
No decurso do passeio do dia 22 de Setembro, para além de falarmos do que foi feito e do que há para fazer, falaremos ainda em determinados pontos, das transformações dos espaços e do legado dos nossos antepassados, num ponto de encontro da história com a sociedade e a ecologia.

Circuíto Ecologia e História, um modo de transformar a cidade" – O Porto do Romântico, o Porto dos Judeus e outros segredos esquecidos

Dia 22 de Setembro de 2013, Domingo, às 10h15
Ponto de Encontro: Marabô, Rua D. Manuel II, nº 136
Grau de dificuldade: Acessível
Duração do percurso: Aproximadamente 2h30
Logística: Levar roupa confortável e adaptada às circunstâncias climatéricas do próprio dia.
Contribuição: 10,00 Românticos

Data Limite de Inscrição: Até 20 de Setembro de 2013, 6ªfeira

Modo de Inscrição:

Marabô
910 785 717 (Após inscrição, ser-lhe-à fornecido o trajecto deste circuito)

Terramote351 - Desenvolvimento, Formação e Turismo Eco-social
93 447 6236 (Pedro Jorge Pereira)


Organização: Marabô e Projecto Terramote351



Terramote351 - Desenvolvimento, Formação e Turismo Eco-social
93 447 6236 (Pedro Jorge Pereira)

Facebook

Oporto of Encounters – Terramote351 for International Eco-Social Circuits


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

AGENDA para SETEMBRO de 2013 - Verão/Outono

Citação do mês:
Na verdade, a prática da Lei da Dádiva é muito simples: se quer alegria, dê alegria aos outros; se quer amor, aprenda a dar amor; se quer atenção e apreço, aprenda a dar atenção e apreço; se quer prosperidade material, ajude os outros a tornarem-se prósperos no aspecto material. O modo mais fácil para obter aquilo que quer é de facto ajudar os outros a obterem aquilo que querem. Este princípio aplica-se da mesma forma a indivíduos, corporações, sociedades e nações. Se quiser que a vida o abençoe com todas as coisas boas, aprenda a abençoar os outros, em silêncio, com todas as coisas boas da vida ” Depak Chopra em “As sete leis espirituais do sucesso”.

Pensamento/Dica do Mês:
 
Biodiversidade
As plantas nativas são uma das maiores dádivas do Universo e da Natureza para nós. Possuem enormes virtudes e propriedades a nível terapêutico, a nível condimentar, a nível ornamental e, antes de tudo o mais, a nível da biodiversidade. A proliferação da utilização e importação de plantas “exóticas” para além de sérios riscos para o equilíbrio e funcionamento dos ecossistemas leva à não utilização das plantas de espécies que nos têm vindo a acompanhar e ajudar ao longo da história.
É por isso vital que usemos primordialmente as plantas aromáticas e condimentares nativas, sendo relativamente fácil plantá-las em vasos, em varandas, em quintais. E já agora, porque não fazer disso um “passa-tempo” didáctico, útil e saudável? Fica ainda mais um conselho: Usarmos sementes autóctones e nativas.



2013
Verão
Setembro

tm351, 14 de Setembro, feira, 15h15 Circuto Eco-Social “BAC – Bairro das Artes Circuit”, Terramote351, Porto

22 de Setembro, Domingo, Equinóceo de Outono

tm351, 22 de Setembro, Domingo, 10h15 Circuto Eco-Social “A pé pelos caminhos do Romântico”, Espaço Marabô e Terramote351, Porto, Massarelos (ponto de encontro Espaço Marabô)

tm351, 28 de Setembro, Sábado, 15h00 Formação em “Gestão Económica” e Alternativas, (*) Em confirmação ou possível adiamento para Outubro

sh, 27 de Setembro, 6ªfeira, 21h30 Sessão (In)formativa + Forum Introdução à Alimentação Vegetariana – Dicas e práticas, Espaço Marabô e Segredos da Horta, Espaço Marabô, Porto

sh, 29 de Setembro, Domingo, 10h15 Oficina de Alimentação Vegetariana – Pequenos-Almoços “Em grande”, Segredos da Horta, Segredos da Horta, Matosinhos

Outono
Outubro
sh, 4 de Outubro, feira, 21h30 Sessão (in)Formativa /Fórum debate sobre Alimentação Vegetariana e Ecologia (integrado na Semana Vegetariana) Duas de Letra e Segredos da Horta, Duas de Letra, Jardim de S.Lázaro, Porto 

2014
Solicitar versão PDF

Imagem/Foto do Mês 
 
Legenda


Verde 2
Aes e Es

Activismo Eco-Social e Ecologia do Ser


Laranja 2
sh

Segredos da Horta – Alimentação Vegetariana Natural


Castanho4 e Turquesa 1
Tm351

TerraMote 351
  
Contactos:

Pedro Jorge Pereira

Formação/Educação Eco-Social e Activismo


Tel. (+351) 93 4476236, e-mail. ecotopia2012@gmail.com
Activismo Eco-Social e E. do Ser


Segredos da Horta


TerraMote 351


 Apoios/Parceiros:
CENTRO VEGETARIANO

http://www.centrovegetariano.org/
FB. https://www.facebook.com/CentroVegetariano

CASA da HORTA – Associação Cultural

http://casadahorta.pegada.net/