Terramote 351 - Logo

Terramote 351 - Logo

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Terramoteando pelas “Muralhas Fernandinas” - Circuíto 5 – O Porto Histórico por “detrás das muralhas”, Dia 23 de Agosto de 2013, 6ªFeira, às 15h00


Terramoteando pelas “Muralhas Fernandinas” - Circuíto 5 – O Porto Histórico por “detrás das muralhas”
Circuito Eco-Social dinamizado pelo projecto Terramote351
Dia 23 de Agosto de 2013, 6ªFeira, às 15h00
(duração aproximada: 2h30)

Terramote351 – Desenvolvimento, Formação e Turismo Eco-social
Terramote351 é um projecto pioneiro, oriundo do Porto, e começou a dar os seus primeiros passos como Porto de Encontros – Visitas Eco-Sociais.
Nesta sua vertente dinamiza actividades para o desenvolvimento dos princípios e valores do Turismo Eco-Social:


Funciona através da dinamização e apoio a actividades e projectos de intervenção, sempre através da componente de sensibilização/formação para a(s) realidade(s) local/locais e através da realização de Circuitos Eco-Sociais com relevância histórica, cultural e, predominantemente, Eco-Social.

Terramote351 – Circuítos Eco-Sociais
Os CES - Circuitos Eco-Sociais possuem um carácter histórico, nomeadamente com o intuito de valorização do património local (sinalizando, por exemplo, situações de degradação) mas sobretudo uma vertente “crítica” em termos sociais, culturais e ecológicos. Uma vertente crítica no sentido de “convidar” todas as pessoas, partindo naturalmente das comunidades locais, a pensar e sonhar uma cidade e sociedade melhor para tod@s. Uma comunidade local onde prevaleça o equilíbrio ecológico, a justiça social e o desenvolvimento humano e cultural, com uma forte valorização do património e cultura local tradicional. Uma comunidade local onde exista também uma utilização, valorização e protecção do Espaço Público.

Terramoteando por...”
O propósito principal de “Terramoteando por...” é o de, de forma – relativamente – mensal (é intercalada com outras iniciativas do Projecto Terramote351), efectuarmos um Circuito de descoberta a uma zona específica do Porto (e de outros locais aos quais iremos estender a nossa acção), para descobrirmos ou (re)descobrirmos os mil e um segredos e realidades geralmente despercebidas das nossas cidades e comunidades.

Terramoteando” guiado por...
Pedro Jorge Pereira é Formador e Activista Eco-Social. Tem vindo a desenvolver um trabalho sistemático de estudo, observação e intervenção, através de diversos projectos, na cidade do Porto. Tem vindo a estar ligado a diversos Movimentos de indole cívico, sobretudo ambiental, e social. Para além do aspecto lúdico e cultural uma das vertentes primordiais presentes nos Circuitos Eco-Sociais é a da sensibilização e valorização do nosso Património Histórico (de índole material mas também imaterial).

Terramoteando por...” - Circuíto 5 – “Pelas Muralhas Fernandinas”
Nesta edição de “Terramoteando por...” vamos percorrer um dos mais emblemáticos elementos históricos da Cidade do Porto e que são as suas Muralhas Fernandinas. Não obstante o desaparecimento físico de uma parte substancial desta estrutura monumental, a história e as estórias em torno dela constituem-se de relevância fundamental para compreender a história e identidade da cidade. Vamos visitar alguns dos locais mais característicos e autênticos do Centro Histórico e percorrer ruas ancestrais, conhecer lugares improváveis e sobretudo mergulhar a fundo neste Porto autêntico e tantas vezes … esquecido.
Aproveita esta oportunidade singular para “Terramotear” comnosco em mais esta edição de
Terramoteando por...”


Terramoteando por...” - Circuíto 5 – “Pelas Muralhas Fernandinas”
Circuito de dia 23 de Agosto de 2013, 6ªFeira, às 15h00
Ponto de Encontro: Casa da Horta, Rua de São Francisco 12
Grau de dificuldade: Acessível
Duração do percurso: Aproximadamente 2h30
Logística: Levar roupa confortável e adaptada às circunstâncias climatéricas do próprio dia.
Contribuição: 6,20 Terramotes
Data Limite de Inscrição: Até 21 de Agosto de 2013, 4ªfeira
Informação no Blog:


Modo de Inscrição:

Através do e-mail:

Em resposta, será enviada a respectiva Ficha de Inscrição assim como os detalhes de Confirmação da Inscrição.

Organização: Projecto Terramote351 – Desenvolvimento, Formação e Turismo Eco-social

Nota: O projecto Terramote351 é um projecto com um carácter bastante informal e pessoal, e encontra-se ainda em definição, pelo que a actividade não se encontra coberta por qualquer tipo de seguro, sendo a responsabilidade por qualquer acidente da inteira responsabilidade dos participantes ou do destino, dependendo da perspectiva ;O)
A contribuição destina-se a suportar diversos custos organizativos e a apoiar o desenvolvimento do projecto Terramote351 – Desenvolvimento, Formação e Turismo Eco-social


Mais informações e inscrições

Terramote351 - Desenvolvimento, Formação e Turismo Eco-social
93 447 6236 (Pedro Jorge Pereira)

Facebook

Oporto of Encounters – Terramote351 for International Eco-Social Circuits

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

AGENDA de AGOSTO de 2013, Pedro J. Pereira - Formação e Intervenção Eco-Social



Citação do mês:

"Em vão buscaremos ao longe a felicidade, se não a cultivarmos dentro de nós mesmos." Rousseau




Pensamento/Dica do mês:
 

A Água



A forma como desperdiçamos água é sintomática da filosofia de desperdício que predomina no “ADN Cultural” desta sociedade que não por acaso é desginada de “Consumo”.

Existem inúmeros absurdos. Desde logo o utilizarmos água potável para descargas de autoclismo, derperdiçando por completo as designadas “águas cinzentas”.

Uma possibilidade é a de, quando não for fácil ou viável instalar circuitos de aproveitamente “de raíz”, colocarmos bacias na banheira para aproveitamente da água do chuveiro, entre muitas outras possibilidades.

Um outro “absurdo”, e só para dar mais outro exemplo, é a profusão de plantas exóticas que requerem o consumo de quantidade colossais de água existentes nos desginados “Espaços Verdes” e nos canteiros.

O próprio conceito da “Relva”, muito próprio da realidade anglo-saxónica, um contexto de elevada pluviosidade, implica um brutal desperdício de água quando aplicado na realidade portuguesa.

Por isso mais do que “poupar água”, urge talvez repensar todo o ciclo e processos de utilização/desperdício. E em relação ao poupar, é também imenso tudo aquilo que podemos fazer para respeitar um elemento que constitui a grande parte da nossa essência e matéria.





2013 
Verão
Agosto



tm351, 23 de Agosto, feira, 15h15 Circuto Eco-Social “Terramoteando pelas Muralhas Fernandinas”, Terramote351, Porto



sh, 29 e 30 de Agosto, feira e feira, 18h30-22h00 e 31 de Agosto, Sábado, 10h15-14h00Universidade Vegetariana de Verão, Edição III – 2013, Segredos da Horta, Segredos da Horta, Matosinhos



Setembro
 

tm351, 14 de Setembro, feira, 15h15 Circuto Eco-Social “BAC – Bairro das Artes Circuit”, Terramote351, Porto



tm351, 22 de Setembro, Domingo, 10h15 Circuto Eco-Social “A pé pelos caminhos do Romântico”, Espaço Marabô e Terramote351, Porto, Massarelos (ponto de encontro Espaço Marabô)



tm351, 28 de Setembro, Sábado, 15h00 Formação em “Gestão Económica” e Alternativas, Em processo de procura de espaço, s.l.,



sh, 27 de Setembro, 6ªfeira, 21h30 Sessão (In)formativa + Forum Introdução à Alimentação Vegetariana – Dicas e práticas, Espaço Marabô e Segredos da Horta, Espaço Marabô, Porto



sh, 29 de Setembro, Domingo, 10h15 Oficina de Alimentação Vegetariana – Sobremesas Alternativas Segredos da Horta, Segredos da Horta, Matosinhos




Outubro
 

sh, 4 de Outubro, feira, 21h30 Sessão (in)Formativa /Fórum debate sobre Alimentação Vegetariana e Ecologia (integrado na Semana Vegetariana) Duas de Letra e Segredos da Horta, Duas de Letra, Jardim de S.Lázaro, Porto 


2014

Janeiro 
sh, 29 de Janeiro, 4ªFeira, 21h15 Sessão (in)Formativa sobre Alimentação Vegetariana Natural, Ass. Campo Aberto e Segredos da Horta, Campo Aberto, Porto


 Contactos:
Pedro Jorge Pereira

Formação/Educação Eco-Social e Activismo


Tel. (+351) 93 4476236, e-mail. ecotopia2012@gmail.com
Activismo Eco-Social e E. do Ser


Segredos da Horta


TerraMote 351


  
Apoios/Parceiros:
  
CENTRO VEGETARIANO

http://www.centrovegetariano.org/
FB. https://www.facebook.com/CentroVegetariano

CASA da HORTA – Associação Cultural

http://casadahorta.pegada.net/